sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Relato


Pessoal, estes dias me acometeu uma coisa muito curiosa, o Nivaldo do nada parou na rua. Eu e meu amigo Olemar começamos a tentar identificar o problema e fomos realizando um Check-list conforme abaixo:

- Energia - Centelha da bobina - OK
- Carburador - Carburador entupiu ou deu problemas - OK
- Alimentação (combustível) - Alimentação do carburador - PROBLEMA!!!

A Bomba de gasolina não estava enviando nada para o carburador, ai vem a perguntinha básica  "O carro tem gasolina?" Pelo amor de Deus, o camarada que fica com um Niva na rua por falta de gasolina e muito doido, pois ficar empurrando um veículo de quase 1.500 Kg para baixo e para cima não é fácil viu! 

Bem, conseguimos rebocar o Niva (com um Uno Fire) até a nossa "Oficina". Comprei a bomba de gasolina do Fiat 147 InjeFort e colocamos. Para minha surpresa a bomba não queria funcionar. Daí ficamos pensando que poderia ser a bomba que está errada ou qualquer outro problema. Pesquisamos no PBM (Pais dos Burros Moderno) ou o famoso Google para ver se achávamos um relato semelhante para comparar o que poderia estar acontecendo.

Achamos um caso muito semelhante de um colega onde ele relatava que na verdade havia acontecido com ele seria o desgaste de 2 mm da "haste" (pino) de ferro que vai dentro do batente da bomba. Com isso ficamos pensando o que faríamos para conseguir uma nova "haste" para realizamos um teste, eis que surge uma idéia na "cachola" do nosso amigo Olemar. comprar uma chave Allen de aço (somente as pontas estriadas) medir a partir da minha mais ou menos 2mm para mais e testar.

Pronto, a bomba "antiga" voltou a funcionar que é uma beleza...rsrsrs...

Estou escrevendo este relato apenas para deixar de experiência para nós Niveiros uma solução onde não conseguimos achar a peça para comprarmos.

Abraços a todos!